A
Casa Portuguesa fica em Pinheiros, na esquina da Cunha Gago com a Álvaro Anes. O lugar é bem típico e lembra as construções da região do Algarve, em Portugal, com suas paredes irregulares e brancas.
O
carro-chefe, naturalmente, é o
bacalhau. Para cada dia da semana há pelo menos duas opções de bacalhau no cardápio a preços bem convidativos. Em novembro de 2013, os valores estavam em R$23,00 cada bacalhau do dia. Os vinhos verdes em taça são uma excelente opção para acompanhar o prato principal.
De entrada, experimente a
alheira. Iguaria 100% portuguesa, a alheira tem sua origem atrelada ao período da inquisição moderna, que aterrorizou judeus e cristãos-novos em Portugal e na Espanha entre os séculos XV e XIX. Os inquisidores escolhiam as casas que seriam alvo de suas ações simplesmente pelo fato de haver ou não linguiças penduradas à vista. Como os judeus não consomem carne de porco, logo, as casas que não tinham linguiças penduradas só podiam pertencer a judeus. Estes, então, criaram a alheira, que possui o formato da linguiça mas contém, no seu interior, carnes de outros animais, pão e muito condimento, que também era uma forma de atrapalhar o faro dos cães.
Para encerrar, não deixe de degustar os deliciosos doces portugueses, todos baseados principalmente na gema do ovo. Aqui vai outra lição de história. Portugal se especializou em fazer doces à base da gema do ovo pelo simples fato de que a clara era largamente utilizada para engomar as roupas. Para não desperdiçar as gemas, as mulheres de todas as partes do país foram criando suas receitas. É muito comum ter doces típicos feitos à base de gema de ovo em cada região de Portugal, como os travesseiros de Sintra, o pastel de Belém, a Freira de Mafra, os Ovos Moles de Aveiro e muitos outros.
Nossa ida à Casa Portuguesa aconteceu numa quarta-feira, 16/11/2011.